06 outubro 2010

;)

"Quando a vida lhe oferece algo muito além das suas expectativas, é irracional lamentar quando chega ao fim". Esta frase está na página do orkut de uma amiga e parece apropriada para falar de alguns momentos das nossas vidas. 

O sentimento de frustração e, entendendo como frustração a não realização de uma expectativa, é sempre doloroso, mas faz parte da vida de qualquer um. Ontem no Alternativa Saúde do GNT, o tema do programa era Vitória e Derrota e logo no início do programa o entrevistado falava da importância da derrota na vida de um campeão. Só os vitoriosos aproveitam as derrotas, as frustrações, para amadurecimento, fortalecimento, engajamento, energização. Os derrotados simplesmente lamentam, desistem. 

Definitivamente sou uma vitoriosa, não tenho qualquer dúvida. Se há algo que não tenho vocação é para lamentar aquilo que podia ter sido e não foi. E descobri que não lamento porque a vitória ou o alcance da expectativa nem sempre depende só de mim, mas também de agentes externos, de outras pessoas, de outros cenários... 

O que me faz não lamentar nem desistir de qualquer coisa é saber que faço sempre tudo que quero e posso fazer para conseguir o meu objetivo, por mais inatingíveis que possam parecer. 

E assim pretendo continuar a viver...feliz, perseverante, viva!