03 março 2010

Incentive!

Sempre quis doar sangue, mas nunca consegui por estar abaixo do peso mínimo permitido. Sinceramente, toda vez que tentava doar sangue e não conseguia ficava frustrada, por me considerar apta a fazê-lo, já que gozo de tão boa saúde. Mas parei de questionar, deve mesmo ter uma razão para pessoas com menos de 50 quilos não poderem doar. 

Por não poder doar sangue, há uns dois anos me cadastrei como doadora de médula óssea. Acho que poucas pessoas tem informações de como é o cadastramento e como é feito o transplante de medula quando se é compatível com o paciente que necessita. 

Doação de sangue é amplamente divulgada e é tangível de compreender a necessidade, mas a doação de medula não. Talvez só atentemos para a importância quando a necessidade se aproxima da nossa realidade. O enteado da minha tia (irmã de minha mãe) está com leucemia e tem apenas 15 anos. Não se trata de um parente próximo meu, mas minha mãe tem um carinho enorme e está indo visitá-lo no Rio, ou melhor, no hospital, porque ele está fazendo quimio.

Bom, no site do INCA tem muita informação e mostra quão simples pode ser um o ato tão nobre.


http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?ID=125